Your browser does not support JavaScript! Histórico - Restaurante Universitário - UFSM
Portal do Governo Brasileiro

O Restaurante Universitário, carinhosamente chamado de RU, foi inaugurado no ano de 1963 na antiga reitoria. Doze anos depois, O RU Campus foi inaugurado e em 2010, iniciaram as atividades do RU Campus II, servindo somente almoço.

Naquela época, os serviços do Restaurante eram terceirizados e a produção dos alimentos era feita em cada uma das duas sedes, servindo café da manhã, almoço e janta. Em fevereiro de 1984, o RU passou a ser administrado pela UFSM, vinculado e coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE. Com um sistema de compras e administração centralizadas, passou a funcionar como Órgão Suplementar Central da UFSM.

A partir de 1997 a produção passou a concentrar-se no RU Campus e as refeições eram transportadas para o RU do Centro. Também neste período iniciou a implantação do sistema de informatização de acesso ao Restaurante - SRU, através de carteiras com códigos de barra. Esse sistema, pioneiro no país, passou a ser utilizado por outras instituições de ensino do Brasil.

No decorrer de 1998, foram implantadas melhorias no Restaurante Universitário, proporcionando melhores serviços e diminuindo custos. O RU adotou uma nova metodologia gerencial que inclui a informatização dos processos administrativos, a aquisição de câmaras frias, o controle de estoque, a reorganização do sistema de compras, a remodelação do espaço físico, a modificação do cardápio, a substituição dos antigos bandejões por pratos de porcelana, a introdução do "Projeto Resto Zero" e a reformulação do sistema de autosserviço, tornando-o mais rápido, higiênico e econômico.

Em 2010, o RU Campus expandiu-se para mais uma nova sede no Campus da UFSM, denominado RU II. Esse espaço fornece somente almoço para os alunos do CTISM, CT, CCNE e CE. Considerado um dos maiores restaurantes do sul do país, o RU vem buscando, a cada dia, o aperfeiçoamento administrativo e a excelência nos serviços prestados, de forma a garantir qualidade e responsabilidade social.