Your browser does not support JavaScript! Campanha Resto Zero - Restaurante Universitário - UFSM
Portal do Governo Brasileiro

O projeto “Resto Zero” é uma campanha que visa a conscientização dos usuários do Restaurante Universitário acerca do desperdício de alimentos servidos (o que é deixado nos pratos). A primeira edição do projeto foi no segundo semestre do ano de 1999, em uma parceria entre a Assessoria de Relações Públicas, Direção do Restaurante, Setor de Nutrição e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE.

Em 2014 o “Resto Zero” realizou sua 12ª edição e, através de teasers, adesivos e banners, procurou indagar o usuário se a quantidade de alimento servida no prato era de fato necessária através da divulgação de frases a respeito do desperdício de modo geral, para a conscientização da comunidade universitária.

O índice de desperdício de alimentos considerado aceitável como percentual de resto ingestão é de 10%. Constatou-se, portanto que nas 3 unidades o desperdício ficou abaixo do percentual aceitável, porém ainda há desperdício, sendo necessárias outras edições da campanha para dar continuidade à ideia de conscientização.

Os índices poderão reduzir de forma significativa se adotarmos o hábito de servirmos apenas o necessário. Fica o desafio para as próximas edições da campanha!